Perguntas e Respostas

O que é a Bíblia?

É o conjunto de todos os livros inspirados do Antigo e do Novo Testamento. É a coleção completa de tudo o que foi escrito sob a inspiração do Espírito Santo. A palavra Bíblia significa “os livros” (vem do grego).

A Bíblia também é conhecida como: Palavra de Deus, Sagrada Escritura, a Lei, a Lei e os Profetas, o Livro Sagrado, as Sagradas Letras, a Divina Revelação e já foi traduzida em mais de 600 línguas.

Como está dividida a Bíblia?

a) Antigo Testamento: do começo da humanidade até Jesus Cristo. Contém 46 livros que tratam da história da humanidade e da doutrina do Povo de Deus. O Antigo Testamento está dividido em 4 partes:

Pentateuco – Formado pelos livros do Gênesis, êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.

Históricos – Composto pelos livros de Josué, Juízes, Rute, Samuel, Reis, Crônicas, Esdras, Neemias, Tobias, Judite, Ester e Macabeus.

Proféticos – Formado pelos livros de Isaias, Jeremias, Lamentações, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Nahum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias

Sapienciais – Composto pelos livros de Jô, Salmos, Provérbios, Cânticos dos Cânticos, Eclesiastes, Sabedoria e Eclesiástico.

b) Novo Testamento: contém 27 livros que narram a vida e os ensinamentos de Jesus e dos apóstolos e a história dos primeiros 60 anos da Igreja. O Novo Testamento também está dividido em 4 partes:

Evangelhos – São os quatro livros de Mateus, Marcos, Lucas e João. Os três primeiros são sinóticos.

Atos dos Apóstolos – Um único livro que é a continuação do evangelho de Lucas.

Epístolas (Cartas) – Subdivididas em paulinas (escritas por São Paulo) e católicas (escritas por outros apóstolos).

Proféticos – É o último livro da Bíblia, conhecido como Apocalipse de São João.

A palavra Testamento significa “pacto”, “contrato”, “aliança”. Antigo Testamento: Antiga Aliança de Deus com a humanidade por meio de Abraão e Moisés. Novo Testamento: Nova Aliança de Deus com a humanidade feita por meio de Jesus Cristo.

Em que língua a Bíblia foi escrita?

Hebraica para quase todo o Antigo Testamento, Grega para quase todo o Novo Testamento.

A primeira grande tradução da BÍBLIA chama-se Vulgata, feita por S. Jerônimo por encargo do Papa Damaso. S. Jerônimo terminou seu trabalho no ano 384. A Vulgata chegou a ser de uso universal. Atualmente a BÍBLIA é traduzida em todas as línguas mais conhecidas. É o livro mais conhecido, mais lido e mais meditado. Nele todo ser humano encontra resposta para todos os seus problemas do presente, do passado e do futuro. A Bíblia é o livro da vida.

A Bíblia foi inspirada por Deus?

Todos os livros da Bíblia são inspirados por Deus. Os escritores da BÍBLIA foram muitos, às vezes com intervalo de centenas de anos de um para o outro. Porém, em todos eles, era Deus quem os inspirava a escrever somente e exclusivamente o que Ele queria. Quem escrevia (com a caneta) era o autor humano, mas quem colocava as idéias na cabeça do autor era Deus. A inspiração se define assim: um influxo sobrenatural sobre o autor humano para escrever tudo o que Deus quer! “Toda escritura é inspirada por Deus” (2Tm 3,16; 2Pd 1,21).

 

Quem dividiu a Bíblia em capítulos e versículos?

Divisão em capítulos: feita pelo cardeal Estevão Langton (+ 1228).

Divisão em versículos: feita pelo frade Santo Pagnino (+ 1528).

A BÍBLIA toda contém 73 livros, 1.333 capítulos e 35.700 versículos.

Quais foram os maiores escritores da Bíblia?

Do Antigo Testamento: Moisés, Davi e Esdras.

Do Novo Testamento: os evangelistas (Mateus, Marcos, Lucas e João) e o apóstolo Paulo.

Como saber se uma bíblia é católica ou protestante?

a) A BÍBLIA Católica contém todos os livros inspirados por Deus, que são 73 ao todo: 46 do AT e 27 do NT. A BÍBLIA protestante contém apenas 66 livros: 39 do AT e 27 do NT. Os sete livros que faltam são: Tobias, Judite, Sabedoria, Ecle­siástico, Baruc, 1º Macabeus e 2º Macabeus. Também faltam os capítulos 10 a 16 do Livro de Ester e os capítulos 3, 13 e 14 do Livro de Daniel.

b) A BÍBLIA Católica traz sempre no Pé de cada página notas explicativas para facilitar o leitor a compreender melhor a Palavra de Deus. À BÍBLIA protestante não tem nenhuma nota, nenhuma explicação.

c) A BÍBLIA Católica apresenta na primeira página a palavra Imprimatur (ou "imprima-se" de um bispo), como garantia absoluta de que se trata da Palavra de Deus autêntica e sem nenhuma alteração. Os Bispos são sucessores dos apóstolos. Aquelas BÍBLIAs que não têm na primeira página essa palavra (Imprimatur ou imprima-se) não são BÍBLIAs católicas e por isso não são a Palavra de Deus completa e autêntica.

Como devo ler a Bíblia?

A BÍBLIA é a Palavra de Deus. Sua leitura exige muito respeito, humildade e prudência.

Respeito: porque é Palavra de Deus e Palavra Santa, e as coisas santas devem ser tratadas com o maior respeito.

Humildade: não pretendendo poder entender tudo o que há na BÍBLIA. Pensar assim é colocar-se contra a BÍBLIA desde o começo, pois "nela há, porém, alguma coisa difícil de compreender, que as pessoas pouco instruídas ou pouco firmes deturpam, como fazem também com as outras escrituras, para a sua própria ruína” (2Pd 3,15-16). Quando o leitor encontra algo na BÍBLIA que não compreende, deve pedir explicações a quem pode explicar, como o vigário, ou consultar revistas especializadas.

Prudência: nunca apegar-se a uma só frase, sem conhecer o texto todo e o contexto. Nunca arriscar interpretações pessoais sobre pontos doutrinários, pois “nenhuma profecia é de interpretação pessoal” (2Pd 1,20). A imprudência de muitos ao ler a BÍBLIA levou-os às mais tristes heresias. 

Há muitos que pensam conhecer a BÍBLIA porque decoraram alguns versículos e ficam papagueando essas palavras, dando-se ares de “doutor em Sagradas Escrituras”. É o modo mais desrespeitoso de conhecer a BÍBLIA. O verdadeiro conhecimento da BÍBLIA se adquire aos poucos, pela leitura continua, diária, meditada, refletida. A BÍBLIA é o livro da vida. Nela cada um encontra a sua história, o que deve fazer, como proceder. como deve amar a Deus, Principio e fIm de todas as coisas, e como pode salvar-se.

O católico adora imagens?

O cavalo de batalha de muitos irmãos separados é este:

caluniar os católicos de adorarem as imagens. E muitas vezes conseguem confundir os mais simples, dizendo que Deus proibiu fazer imagens. Aqui vamos demonstrar que Deus não proibiu isso. 

Imagem: é a representação de um ser no seu aspecto físico. Assim são imagens uma estátua, urna pintura, uma fotografia, etc.

Adorar:   é o culto máximo que se dá só a Deus. É reconhecer Deus como único Criador e Senhor do universo.

venerar: é o culto dado aos santos e à Virgem, amigos de Deus, através da imitação, admiração e oração. Os santos são campeões na virtude no amor e na fé. São nossos modelos. Temos que imitá-los.

Deus proibiu fabricar imagens?

Ele é o único Deus, único Senhor e Criador. Porque os judeus estavam cercados de povos que prestavam culto de adoração a ídolos (falsos deuses) e para que os judeus evitassem fazer Isso, Deus falou assim a Moisés: “Eu sou o Senhor teu Deus, que te fez sair do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagens de escultura nem figura alguma do que está em cima no céu ou embaixo sobre a terra ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante delas e não lhes prestarás culto. Eu sou o Senhor teu Deus, um Deus zeloso" (Ex 20,1-5). A preocupação de Deus aqui é que o povo judeu não adore, não preste culto aos ídolos, como os povos vizinhos. E de fato muitas vezes o povo judeu se afastou do seu Deus verdadeiro e adorou “deuses alheios”, mas foi castigado. Mas quando o perigo de adorar “deuses alheios” não existia mais, então o mesmo Deus mandou fazer imagens.

 

“farás dois querubins de ouro, e os farás de ouro batido, nas duas extremidades da tampa, um de um lado e um do outro” (Ex 25,17.20).

“O Senhor falou a Moisés: Faze uma serpente de bronze e coloca-a sobre uma haste” (Nm 21,8; Sb 16,5-8).

“Dentro do santíssimo foram postos dois querubins de madeira de oliveira cuja altura de cada um era de dez Cavados” (1Rs 6,26-28).

“Todas as paredes do templo em redor eram entalhadas com figuras de querubins, palmas e flores” (lRs 6,29).

“.... no interior do templo tudo estava coberto de figuras de querubins e palmas. Os querubins tinham duas faces, uma figura humana de um lado e uma figura de leão do outro” (Ez 41,18-20).

“.... havia figuras de leões, bois e querubins” (1Rs 7,29).

Como se vê, Deus não proibiu fazer imagens, pois Ele mesmo mandou fazer, e muitas. Será que Deus se contradiz? Não é assim. Nós católicos continuaremos a adorar unicamente ao nosso Deus, nosso único Criador e Senhor, e amar e imitar os nossos santos, nossos modelos. Os santos são campeões no amor a Deus e ao próximo. O mundo seria bem melhor se existissem muitos Francisco, Terezinha, Teresa de Calcutá, e muitos outros... 

CONCLUSÃO

O retrato não é uma imagem? E os fotógrafos, será que irão todos para o inferno? E os monumentos aos heróis nacionais? E a bandeira nacional? Estas perguntas são para os interessados.

Quem não respeita Maria está contra a Bíblia?

a) Um anjo do céu se apresentou diante de Maria e com muito respeito a saudou: “Ave, cheia de graça!” (Lc 1,28). Será que os que não gostam de Maria são mais perfeitos do que os anjos?

b) Isabel, cheia do Espírito Santo, gritou, ao ver Maria: “Ben­dita és tu entre as mulheres!” (Lc 1,42). Só os que não estão iluminados pelo Espírito Santo não declaram Maria “bendita entre as mulheres”. Quem tem Deus reconhece que Maria é “bendita entre as mulheres”.

c) E Maria disse: “Desde este momento todas as gerações me chamarão de bem-aventurada” (Lc 1,48). São palavras da BÍBLIA, escritas na BÍBLIA, Palavras de Deus. Os que honram, amam, imitam Maria, cumprem a Palavra de Deus. Os que não amam, não honram e não imitam Maria estão contra a Bíblia, não praticam a Palavra de Deus.

 

CONCLUSÃO

Maria é a mãe do Corpo Místico de Cristo, a Igreja. é nossa mãe também. E quem tem mãe vive despreocupado, alegre e com segurança. Quem não tem mãe vive triste, preocupado, sem segurança, porque é órfão.

“A devoção a Maria é fonte de vida cristã profunda, é fonte de compromisso com Deus e com os irmãos. Permanecei na escola de Maria, escutai sua voz, segui os seus exemplos”.

Como ouvimos no Evangelho ela nos orienta para Jesus “Fazei o que Ele vos disser” (Jo 2,5).

E, como outrora em Caná da Galiléia, encaminha ao Filho as dificuldades dos homens, obtendo d'Ele as graças desejadas. Rezemos com Maria e por Maria: Ela é sempre a “Mãe Deus e nossa” (Papa João Paulo II em Aparecida).

 

PARA REFLETIR

-    Fulano diz que é seu amigo, mas não gosta de sua mãe. Você o aceita como amigo?

-    Os que não amam a Maria, terão coragem de dize a Jesus que o amam?

Jesus é o único filho de Maria?

Maria foi virgem antes, durante e depois do parto. Esta verdade é ensinada na Igreja desde o início, porque se encontra na BÍBLIA e na Tradição. Foi definida pelo V Concilio de Constantinopla, em 553. Maria é a criatura mais perfeita, pura e sublime. Porque Jesus escolheu sua mãe antes de nascer entre nós, é claro que a escolheu perfeita, santa e imaculada. Há muitos que não gostam destas verdades lindas, e por isso pro­curam por todos os meios rebaixar Maria. Mas não conseguem. O gesto de Jesus é sublime demais em escolher uma mãe sublime. Afinal, Ele merecia uma Mãe perfeita.

Posições: A Igreja ensina que Maria foi virgem antes, durante e depois do parto. Protestantes: Maria, depois de Jesus, teve outros filhos.

 

TESE:  MARIA TEVE UM SÓ FILHO, JESUS CRISTO

Demonstração: Os protestantes se baseiam nestas palavras de Marcos: “Por acaso não é ele o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, José, Judas e Simão?” (Mc 6,3); e também em Mc 3,31 e Lc 8,19.

Explicação: A palavra “Irmão” aqui equivale a primo. De fato, Tiago, José, Judas e Simão eram primos de Jesus, como se demonstra nestes outros textos:

a) TIAGO ERA FILHO DE ALFEU E DE MARIA, IRMÃ DE NOSSA SENHORA.

“TIAGO, filho de Alfeu ou Cléofas...” (Lc 6,15).

“Perto da cruz de Jesus, permanecia de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena” (Jo 19,25).

b) JOSÉ ERA IRMÃO DE TIAGO. “Entre elas se achavam Maria Madalena e Maria, mãe de Tiago e de JOSÉ, e a mãe dos filhos de Zebedeu” (Mt 27,56).

c) JUDAS ERA IRMÃO DE TIAGO: “... JUDAS, IRMÃO DE TIAGO...” (Lc 6,16); “JUDAS, servo de Jesus Cristo e IRMÃO DE TIAGO...” (Jd 1).

d) E SIMÃO, por confissão dos mesmos judeus, era irmão dos precedentes.

Há muitos exemplos na Bíblia em que os parentes próximos são chamados de irmãos:

“Disse Abraão a Lot: Peço-te que não haja rixas, pois somos irmãos” (Gn 13,8) - Abraão não era irmão de Lot, mas tio.

“Eleazar morreu e não teve filhos, mas filhas, e estas se casaram com os filhos de Cis, seus irmãos” (lCr 23,22) - as filhas de Eleazar eram primas dos filhos de Cis.

 

Ver também Ex 2,11; Mt 23,8; Gn 9,6; Mt 5,21-22; 1Cor 15,6.

Jesus no calvário entregou sua mãe a João, o evangelista; “A partir daquele momento o discípulo levou-a para sua casa” (Jo 19,26-27), se Maria tivesse tido outros filhos, teria ficado com eles.

“Maria deu à luz seu filho primogênito” (Lc 2,7)    essa palavra “primogênito” tem simplesmente valor legal para os judeus, pois todo primogênito devia ser apresentado ao templo para ser consagrado a Deus (Ex 13,1; 34,19). Há poucos anos foi descoberta uma inscrição num sepulcro do tempo de Jesus em que a falecida, uma certa Arsinoé, morreu ao dar à luz o seu “primogênito”.

- Reflita - Se você tivesse tido a sorte de escolhe sua mãe antes de nascer, como a teria escolhido?

Por que batizar as crianças?

Quase todas as seitas protestantes não batizam as crianças porque, dizem eles, é contrário à BÍBLIA. Além disso (continuam os mesmos), para ser batizado é preciso se arrepender dos pecados, e as crianças não têm condições de se arrepender.

 

DOUTRINA CATÓLICA 

Batizar as crianças é conforme a BÍBLIA, de fato.

a) O Batismo nos torna filhos de Deus e herdeiros do céu:

“Quem crer e for batizado, será salvo”; “Quem não renasce da água e do Espírito Santo, não pode entrar no reino dos céus” (Jo 3,5). As crianças também têm direito de tornar-se filhos de Deus! Quem pode tirar este direito às crianças?

b) As crianças recém-nascidas não têm nenhum pecado atual, por isso não é preciso nenhum arrependimento para serem batizadas. O arrependimento só é necessário para os adultos, capazes de pecar.

c) Jesus disse: “Ide, pois, ensinai todas as gentes, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28,19; Mc 16,16). Jesus diz: batizai todas as gentes. Será que para os protestantes criança não é gente?

d) As crianças são batizadas na fé dos pais. Os pais é que devem desenvolver a fé dos seus filhos que foram batizados, educando-os nessa fé.

 

BATIZAR AS CRIANÇAS É CONFORME A BÍBLIA E A TRADIÇÃO 

Nos Atos dos Apóstolos se lê que estes batizavam famílias inteiras. Ora, nas famílias há sempre crianças:

a) “Então, naquela mesma hora da noite, ele cuidou deles e lavou-lhes as chagas. Imediatamente foi batizado, ele e toda a sua família” (At 16,32-33). - As crianças também fazem parte da família.

     b) Lídia, vendedora de púrpura, “foi batizada juntamente com toda a sua família” (At 16,14-15).

c) "Batizei também a família de Estéfanas" (1Cor 1,16).

Nessas três vezes em que os apóstolos batizaram, eles o fizeram por infusão e não por imersão, pois não havia nem rios nem riachos, estavam em casa ou no cárcere.

 

DESDE OS TEMPOS DOS APÓSTOLOS SE BATIZAVAM CRIANÇAS 

a) S. Ireneu (140-205) diz: “Jesus veio salvar todos os que através dele nasceram de novo de Deus: os recém-nascidos, os meninos, os jovens e os velhos” (Adv. Haer, livro 2).

      b) Orígenes (185-255): “A Igreja recebeu dos apóstolos a tradição de dar o Batismo também aos recém-nascidos” (Epist. ad Rom., livro 5,9).

      e) S. Cipriano (258): “Do Batismo e da graça não devemos afastar as crianças" (Carta a Fido).

      d) Em relação ao Batismo das crianças, S. Agostinho diz: “Isto a Igreja sempre teve, sempre tem conservado e conservará até o fim” (Sermão II, De Verb. Apost.).


Itens 1 - 13 de 13