LITURGIA DO DIA – SEXTA-FEIRA 20/12/2013

 

Primeira Leitura (Is 7,10-14)

Naqueles dias, o Senhor falou com Acaz, dizendo: “Pede ao Senhor teu Deus que te faça ver um sinal, quer provenha da profundeza da terra, quer venha das alturas do céu”. Mas Acaz respondeu: “Não pedirei nem tentarei o Senhor”. Disse o profeta: “Ouvi então, vós, casa de Davi; será que achais pouco incomodar os homens e passais a incomodar até o meu Deus? Pois bem, o próprio Senhor vos dará um sinal. Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Emanuel”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Responsório (Sl 23)

R: O Senhor vai entrar, é o Rei glorioso!

— Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam; porque ele a tornou firme sobre os mares, e sobre as águas a mantém inabalável.

— “Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação? Quem tem mãos puras e inocente coração, quem não dirige sua mente para o crime.

— O Senhor vai entrar, é o Rei glorioso!

— Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e Salvador”. “É assim a geração dos que o procuram, e do Deus de Israel buscam a face.”

 

Evangelho (Lc 1,26-38)

No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”

Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo então disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.

Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?”  O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível”. Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

 

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor

 

 

O QUE LEVOU MARIA A RESPONDER PRONTAMENTE AO ANUNCIO DO ANJO?


 

Ao nos depararmos com esse Evangelho, podemos nos questionar: o que levou a Virgem Maria, uma jovem moça de Nazaré, a responder tão prontamente ao anuncio do Anjo Gabriel?

Maria era uma jovem temente a Deus, suas gerações anteriores já aguardavam com temor a vinda do Salvador, mas nem poderiam imaginar que seria em sua descendência. Porém Santa Ana e São Joaquim foram extremamente prudentes, e ensinaram Maria a amar a Deus desde sua infância. Mesmo sem ter a clara consciência do que viria pela frente, ela sabia que na sua vida o melhor era realizar a vontade de Deus.

Como toda jovem prometida em casamento ela tinha seus planos junto de José, todavia muito maior do que seus sonhos pessoais era o sonho de Deus pra vida dessa família.

E sem medir as consequências, ela se coloca a serviço, não para na sua fragilidade nem quer ter conhecimento dos obstáculos, mas vai ao auxílio de sua prima Isabel.

Conosco não é diferente. Deus também revela a nós sua vontade e deseja ardentemente que tenhamos um coração disponível, apaixonado e decidido como o da Virgem Mãe de Deus. E como ela, precisamos enxergar e alcançar a dimensão dos sonhos de Deus pra nós, que é muito maior do que nossos projetos pessoais. Quando deixamos algo, sempre deve ser por um bem maior, e devemos nos prender ao que abraçamos e não nas pequenas coisas que temos que renunciar para alcançá-los.

Bendito seja Deus que através da encarnação no Verbo, no seio da Virgem Mãe, assumindo nossa natureza humana nos regenera em Cristo, e mostrou a nós e a toda humanidade que é Ele que realiza maravilhas, a nós só cabe a abertura e generosidade de coração.

A Virgem Maria só disse “faça-se”, pois sabia que sozinha não iria conseguir, mas era o Espírito Santo que a envolvendo com sua sombra gerou em seu seio o Filho de Deus.

Que nessa preparação para o natal, Ela possa interceder por nós, nos concedendo um coração como o dela, a graça da fidelidade e uma vida virtuosa, a seu exemplo.