Pastoral do Batismo

OBJETIVO: Preparar pais e padrinhos para o sacramento do Batismo de filhos e afilhados;

COORDENADOR(A): Jussiara

LOCAL DE REUNIÃO: Salão Catequético (ao lad da Igreja Matriz)

DIA E HORÁRIO DAS REUNIÕES:

CONTATO:   Fone: (73) 3531-2706/8839-0784

 

O QUE É

É uma pastoral encarregada de evangelizar pais e padrinhos, com ênfase à catequese de adultos e não apenas voltada à preparação para o batismo, mostrando a responsabilidade cristã do Sacramento do Batismo na vida das pessoas que se propõem a seguir Cristo.

A palavra Batismo vem do grego, e significa “mergulhar”. Com o Batismo mergulhamos em uma nova realidade: a vida nova em Cristo.

O Batismo é o Sacramento que nos coloca no caminho de Jesus, com Jesus e pela força do Espírito Santo chegamos a Deus Pai.

A preparação é realizada no Salão Paroquial Pe. Phileto.

O Sacramento do Batismo é um dos mais procurados pelo povo brasileiro, 85%da nossa população é batizada.

E os batizados acontecem nos ultimos domingo de cada mês

 

HISTORICO

O BATISMO NA BÍBLIA

Não se pode entender o Novo Testamento, sem conhecer suas raízes no Antigo Testamento. O que existe Novo Testamento, por exemplo, o Batismo não foi inventado pelas primeiras Comunidades Cristãs. assim,na historia do povo de Deus, no Antigo Testamento, encontramos acontecimentos e pensamentos que ajudam a compreender melhor como o Novo Testamento interpretou o Batismo.

1. LIBERTADOS DA ESCRAVIDÃO PELAS ÁGUAS

A travessia do mar Vermelho marcou o inicio da libertação e da formação do povo de Deus Ex 14,29-31. Esta maravilha da saída do Egito é renovada pelo povo de Deus ao atravessar o rio Jordão para entrar na terra prometida (Josué 3,14-17).

A parti deste acontecimento---A travessia das Águas o povo de Deus fará uma leitura de toda a sua historia, desde as origens. Toda a historia do povo de Israel será marcada por este acontecimento.

2. O Universo nasce das águas pelo poder da palavra

A reflexão (sobre a criação do mundo Gn 1,1-10) nasce a partir do acontecimento do Êxodo: a travessia do mar Vermelho. Assim como,através das águas do mar Vermelho, Deus libertou e fez nascer o seu povo, assim desde o princípio, ele criou o universo, a partir das águas, pelo poder de sua palavra.

O Dilúvio é lembrado como a recriação do mundo. È uma nova criação que surge através das águas (Gn 7,17-24.9,1-7). Assim, o elemento Água será muito usado em toda a historia do povo de Israel. Em sua organização Israel usa também a água como sinal de purificação: Passar pelas águas profundas será sempre sinal de pertença ao povo da Aliança ou de volta para Deus. Os membros da comunidade que caírem em qualquer falha, que os afaste do resto do povo, devem purificar-se nas águas (Lv14, 8-15; Nm 19,19). Pra cruzar-se, Naamã, o sírio, será convidado a purificar-se sete vezes nas águas do Jordão (2Rs 5,8-14).

Água também está presente fortemente na pregação dos profetas. No tempo do Exílio, eles usam como símbolo a água para anunciar a vida nova que Javé dará ao seu povo, uma vez arrependido de seus pecados.

Jeremias 31,9: Deus renovará pela água o íntimo de cada um, então haverá ima nova Aliança (Jr 31,31-34)

Ezequiel 36,25:A água que purifica e transforma o coração do homem.

Ezequiel 47,A água abundante e transformadora.

Isaias 43,16-20:A volta do exílio será novo Êxodo.

Isaias 48,20:Deus dará água como outrora no deserto.

Isaias 44,1-5 Renovação interior pelo Espírito Santo,simbolizado pela água.Deus muda o coração do homem.

No Antigo Testamento, muitas vezes os profetas falam da água como sinal da esperança de que um dia, através das águas, Deus irá criar e renovar definitivamente o seu povo. Ez: (36,25-32)

O BATISMO NA PALESTINA NA ÉPOCA DE JESUS

O Batismo não é uma invenção das primeiras comunidades cristã. Já na palestina, no tempo de Jesus,havia alguns tipo de Batismo.

O Batismo dos prosélitos

Prosélitos era o pagão que se aproximava do povo de Deus para fazer parte. Ele devia aceitar a circuncisão e passar por uma cerimônia de purificação “mergulhado nas águas” uma espécie de Batismo. Esse Batismo era um rito de iniciação que indicava a passagem do pagão para entrar no povo de Deus. Os Fariseus procuravam fazer prosélitos a qualquer custo”Mt 23,15” Era um Batismo de purificação.

O Batismo dos Essênios

Era um grupo de judeus que, desiludidos pelo andamento da sociedade, retiravam para o deserto. Lá eles viviam entre si, totalmente afastados do resto da população. Esperavam a vinda do Messias. Para isso se preparavam, purificando diariamente. Para simbolizar esta preparação, eles costumavam banhar-se como prova da pureza do seu coração. Este tipo de Batismo era feito constantemente, embora não tornasse a pessoa pura.

O Batismo de João, o Batista

A Palestina, na época de Jesus vivia numa situação de opressão sob o domínio do Império Romano. Por isso se tornou mais viva a esperança num Messias “enviado de Deus”que haveria de transformar por completo essa situação. Para preparar a vinda do Messias, surgiram numerosos grupos batistas. Entre eles, o mais conhecido, é o grupo de João, o Batista.

O Sentido do Batismo de João era de preparação do caminho para a vinda do Messias “Mt 3,10”Era sinal de conversão” Mc 1,4” e gesto profético que exigia uma mudança de vida” Lc 3,7-14” O Batismo de João era dado uma só vez a qualquer pessoa que se convertesse. Era sinal de engajamento, com a vinda do Messias.

Os Evangelhos Sinóticos “ Mateus,Marcos e Lucas”

O Batismo de Jesus por João Batista
Mt 3,13-17
Mc 1,9-11
Lc 3,21-22

O anuncio do Batismo em Cristo

Jesus anuncia um outro Batismo, que vai além do Batismo de João Batista.

Marcos 10,35-40: O Batismo significa passar da morte para vida, deixar para traz a ideologia dominante do poder e entrar no mundo do serviço.

Lucas: 12,49-50: Significa a passagem para o mundo novo de Cristo. Este mundo novo exige nova opção que vai criar divisões e desentendimentos.

No Novo Testamento o Batismo, como todos Sacramentos tem o sentido de atualizar a Morte e Ressurreição de Cristo, na vida de quem recebe.

A Ordem do Ressuscitado:

Mc 16,15-16: Jesus ordena a seus discípulos “Ide pelo mundo inteiro “Proclamar a Boa Nova, provocar a fé e batizar todos os que crerem.

Mt 28,18-20: Da mesma maneira, Jesus ordena a seus discípulos: ”Ide e Fazei que todos se tornem discípulos, batizando-os em nome da Santíssima Trindade e ensinado-os” Esta ordem de Jesus é universal porque o Batismo é para todos aqueles que aceitam o convite da a Boa Nova.

O Batismo no Evangelho de João

Os principais trechos do Evangelho de João que se referem ao Batismo São:
João: 3,1-21
João: 5,1-18
João: 9,1-41

O Batismo nas cartas de São Paulo

Nas cartas de São Paulo encontramos muitas referencias ao Batismo:
Efésios: 4,5.24, Romanos: 6,3-11:8,1-17 10,1, Gálatas: 2,12, Gálatas: 3,26-28, Gálatas: 5,16-24, Hebreus: 6,4-6 e Hebreus: 10,32-36: O Batismo é um banho purificador que nos faz passar para uma novidade de vida. È preciso perseverar com Firmeza.

E O Batismo das Crianças

Mateus: 19,13-15”
Quando o Pai se convertia, recebia o Batismo, ele e toda a sua casa “At. 10,43;18,8”
Os recém-nascidos de um casal Cristão são “Santos”(I Cor 7,14) isto é, são considerados como membro do povo de Deus.

A Fé para o Batismo pode ser a fé dos que pedem o Batismo para outra pessoa, no caso, a fé dos pais em nome dos filhos. Jesus atendeu muitas vezes a fé de uma Mãe ou um Pai em favor do filho ou filha: Jairo para sua filha”Lc 8,40”a mãe Siro-fenícia “Mc “Mc7,24-30” Pai para o filho possesso “Lc 9,37”

Não há dois Batismos: Uma só Fé, uma só Esperança, um só Batismo.