PLANEJAR É PRECISO PARA QUEM DESEJA SER SANTO

11-11-2013 09:53

Muitas pessoas pensam que o ato de planejar quer dizer somente organizar a vida segundo as próprias expectativas. Essa afirmativa pode até possuir um fundo de verdade, porém quando esse “planejar” situa-se no Reino de Deus, tudo muda de perspectiva.
Planejar, para quem deseja ser santo, é um ato de fé. É uma descoberta da vontade de Deus. É um verdadeiro caminho do estar nas mãos do Senhor. Ato que não chega a ser sinônimo de descuido ou de uma vida sem sentido. Pelo contrário, trata-se de uma experiência de escuta da voz de Deus, de uma compreensão do que Ele falou e depois de um partir para ações concretas.
Para muitos santos, o ato de planejar poderia parecer uma presunção, uma independência arriscada, por tomar a vida nas mãos ou até uma rebeldia. Mas pensar em um ato humano sem uma boa preparação é realizar uma atividade sem foco e sem sentido. Pensar dessa forma pode conduzir muitas pessoas a destinos inesperados com fortes probabilidades de experiências emocionais rodeadas de tensões.
São Francisco de Assis afirmava que, diante de uma ação, toda pessoa precisava começar o que era necessário, depois o que era possível e de repente ela já estaria executando o impossível. Seguir essa direção é compreender que o santo pode ter traçado um caminho segundo uma lógica organizada e planejada na sua vida. Ele sabia para onde queria ir, como, quando e através de que meios deveria alcançar seus objetivos.
Planejar significa crescer na qualidade da vida. Ter uma vida planejada é estar atualizado e pronto para viver diante de tantas novidades e exigências do mundo. Diante de tudo isso, você tem perguntando a Deus como Ele quer que você se planeje? Você já analisou seus pontos fortes e fracos e conseguiu encontrar na sua vida as ameaças e as oportunidades? É importante, nesses últimos meses do ano, começar a organizar sua vida, inspirada pelo Espírito Santo, para viver bem e segundo a vontade de Deus o ano de 2014.

Raphael Moura – membro da Comunidade de Vida Shalom