A nossa equipa

D. Mauro Montagnoli

Bispo da Diocese de Ilhéus

DOM MAURO MONTAGNOLI É O NONO BISPO DA DIOCESE DE ILHÉUS. NATURAL DE OURO FINO, MG, DOM MAURO NASCEU AOS 4 DE JULHO DE 1945, FILHO DE JOSÉ MONTAGNOLI E VICENTINA PERES MONTAGNOLI, AMBOS JÁ FALECIDOS. SEU AVÔ PATERNO, ANTONIO MONTAGNOLI, ERA ORIUNDO DA ITÁLIA. DOM MAURO ENTROU NO SEMINÁRIO DOS ESTIGMATINOS EM 1956, EM RIO CLARO,SP. AÍ INICIOU O GINÁSIO, TERMINANDO OS ESTUDOS SECUNDÁRIOS EM RIBEIRÃO PRETO, SP. FEZ O NOVICIADO EM 1964, EM CAMPINAS, SP, E AÍ CURSOU FILOSOFIA E TEOLOGIA. EMITIU OS VOTOS PERPÉTUOS NA CONGREGAÇÃO DOS SAGRADOS ESTIGMAS EM 1964. FOI ORDENADO SARCEDOTE NO DIA 24 DE JANEIRO DE 1971. OBTEVE A LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA PELA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DA CAMPINAS. EM 1971/72 RECEBEU CERTIFICADO DE QUALIFICAÇÃO PEDAGÓGICA E DE ESPIRITUALIDADE NO PONTIFÍCIO ATENEO SALECIANO DE ROMA. DE 1971 A 1988 FOI FORMADOR NOS SEMINÁRIOS DOS ESTIGMATINOS EM MORRINHOS E GOIÂNIA, E EM CAMPINAS. DE 1988 A 1994 FOI SUPERIOR PROVINCIAL DA PROVÍNCIA SANTA CRUZ, COM SEDE EM CAMPINAS, SENDO ELEITO PARA O CARGO DUAS VEZES. EM 1994 FOI ELEITO CONSELHEIRO GERAL DA CONGREGAÇÃO DOS SAGRADOS ESTIGMAS DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO (CSS). OCUPOU O CARGO ATÉ 20 DE DEZEMBRO DE 1995, QUANDO FOI NOMEADO BISPO DE ILHÉUS. NO DIA 24 DE FEVEREIRO DE 1996 FOI ORDENADO BISPO NA SUA CIDADE NATAL, OURO FINO E TOMOU POSSE DIA 10 DE MARÇO DO MESMO ANO. A CERIMÔNIA DE POSSE REALIZOU–SE COM GRANDE SOLENIDADE NA CATEDRAL DE SÃO SEBASTIÃO. ESTIVERAM PRESENTES DELEGAÇÕES DE TODAS AS PARÓQUIAS DA DIOCESE E DE OUTRAS CIDADES E MUITAS AUTORIDADES CIVIS E MILITARES. EM 1999 FOI ELEITO MEMBRO DA COMISSÃO DE PASTORAL DA CNBB (CEP) E ASSUMIU A RESPONSABILIDADE DE SETOR LEIGOS NO CONSELHO EPISCOPAL LATINO AMERICANO (CELAM), POR UM PERÍODO DE QUATRO ANOS.

 

Pe.Edson

Padre Édson, auxiliar do Padre Nilton. No ano de 2009  a 2010
 

Pe. Nilton

Pe. Nilton tomou posse em  fevereiro de 2009.

 

Pe. João Borges (Dão)

Pe.  Dão  2008
 

Pe. Nildemar

Pe. Nildemar de 2007 a 2008
 

Pe. Ednilson

Pe. Edinilson  de 1999 a 2007
 

Pe. Francisco Xavier Cardoso

Nono Vigário de Ipiaú

Padre Francisco Xavier Cardoso, ficou dez anos como pároco de Ipiaú, de 1989 a 1999. Espírito inquieto, trabalhador, sempre atento às necessidades da Paróquia, o Padre Xavier tinha presença em todos os setores da Paróquia.

Nesses dez anos, o Padre realizou grandes trabalhos, não só de ordem de construção de Igrejas e capelas como na criação e assistência a movimentos, grupos religiosos e diversas pastoras da Paróquia.

Ao afastar-se da Paróquia, para estudos na Europa, foi substituído, por um período pelos Padres Evandro e Adauto. O Padre Evandro retornou a diocese de Ilhéus e o Padre Adauto assumiu a Paróquia de São José, recém-fundada pelo Bispo Dom Valfredo Tepe, que hoje está sob a orientação do Padre Antonio Celso.

Catalogando, eis algumas realizações acompanhadas e assistidas pelo Padre Xavier:

  1. Movimentos: Legião de Maria, Associação Santa Rita, Congregação Mariana, Encontro de Casais com Cristo, Apostolado da Oração, Mãe Rainha, Lar de Nazaré, Cursilho da Cristandade e Vinde Jovem.
  2. Grupos de Espiritualidade: Renovação Carismática, Hora da Graça, Santo Ofício, Grupos dos Doze e Liturgia.

  3. Comunidades e Igrejas construídas: Nossa Senhora da Graças, na Avenida São Salvador; São Cosme e São Damião, no Bairro A.C.M.; Santo Antonio de Jesus, na Fazenda do Povo; Nossa Senhora da Conceição, no Bairro da Conceição; Santa Rita de Cássia, no Bairro Santa Rita e Santa Terezinha, na Rua Água Branca.
  4. Aprofundamento Espiritual: Escolinha da Fé, Curso de Igreja, Curso de Teologia.
  5. Vida Espiritual: Missa da Família – aos sábados à noite; missa da criança, missa Paroquial, missa da juventude – aos domingos pela manhã.
  6. Obras Sócias: Centro Pastoral; Creche Mãe Admirável; Farmácia da Bondade e Escola de Alfabetização, Centro Pastoral, no Alto da Bela Vista, Conjunto A.C.M. e Santa Terezinha.
  7. Organização Paroquial; Secretaria Geral, construída ao lado da Igreja Matriz.
  8. Serviços Litúrgicos: Coral de São Roque, Coral da Juventude, Equipe de Arte e Equipe dos Coroinhas.
  9. Grupos Jovens: Somos Amanhã, J.P.C, Nova Vida e Resgate.
  10. A liderança e o entusiasmo do Padre Xavier teve mantido toda a Paróquia em plena atividade, fazendo funcionar todos os grupos e pastorais, contando, para tanto, com os leigos que contribuem decisivamente em toda iniciativa da Igreja, seja ele uma construção, uma solenidade ou uma cerimônia religiosa.

O Centro Pastoral, que o Povo já denominou “Padre Xavier” fazia gosto vê-lo funcionando à noite, com reuniões de grupos, escolas, orações, Cursilho da Cristandade, Encontro de Casais com Cristo, Curso de Igreja, como exemplo edificante, registre-se que no referido Centro foi realizada, com a presença do Senhor Bispo Diocesano, Dom Mauro Montagnolli, a 1ª Semana Social da Diocese de Ilhéus.

Em dezembro de1997 o Padre Xavier comemorou o seu 25º ano de ordenação sacerdotal, acontecimento que se deu, na realidade no dia 25 de fevereiro de 1998 - Jubileu de Prata.

Pe. João Boaventura Oiticica

Oitavo Vigário de Ipiaú

Padre João Boaventura Oiticica, rebanhou os fies de Ipiaú durante sete anos, de 1982 a 1989. O Padre João caracterizou-se pela sua paciência em tratar todos os paroquianos, dando assistência total às pequenas comunidades de Tapirama e Córrego de Pedras. Valorizou suas equipes de trabalho, prestigiando seus lideres e interessados. Fez-se estimado por todos.

Pe. José Cabral

Os anos de 1978 a 1982 foram marcados pela falta de Padres, permanentes na Paróquia. Ausência essa sofrida pela comunidade católica que teve de se valer dos leigos e das religiosas que realizavam os atos e cerimônias com as devidas restrições.

Nesse período passaram pela Paróquia vários vigários: Padre Ednilson Vivas Batista, que aqui serviu por nove meses; Padre Paulo Lima, Padre José Cabral e Padre Guy de Reynies. Pelo pouco tempo que aqui passou, o Padre Guy deixou marcas de sua cultura e espiritualidade, gozando da estima de todos pela sua forte personalidade.

Pe. Joselito Sales Luz

Sétimo Vigário de Ipiaú

Padre Joselito Sales Luz, dirigiu a Paróquia durante três anos, de 1975 a 1978. No mesmo ano de sua chegada o Padre Joselito inaugura a Casa Paroquial. A sua estada na comunidade foi marcada pelo tom de espiritualidade que ele deu a todos os trabalho da Igreja e culminou com a Criação do Curso de Igreja , em 1976, grupo de estudos que continua vivo e atuante evangelizando como catequese permanente Instruindo o Católico Leigo sobre o verdadeiro sentido da fé batismal, para que ele viva plenamente o “Ser Igreja” e a mensagem de Jesus Cristo.

Pe. Pedro Bacchioc

 Sexto Vigário de Ipiaú

Padre Pedro Bacchioc, rebanhou a comunidade católica de Ipiaú por  apenas um ano, de 1974 a 1975.

Porém nessa época houve um acontecimento de suma importância para Ipiaú, a chegada da Congregação da sagrada Família, o que aconteceu no dia 11 de fevereiro de 1967. Provenientes da Itália, as irmãs Emerenciana (Superiora), Irene e Assunta ficaram morando num dos cômodos da Escola de Menores, na Avenida Getúlio Vargas. Aqui fundaram a Escola Sagrada Família onde prestaram relevantes serviços a Ipiaú, principalmente atendendo os mais carentes na periferia e na zona rural.

Pe. Emanuel Rancchella Passionista

Quinto Vigário de Ipiaú

Padre Emanuel Rancchella Passionista, permaneceu em Ipiaú durante seis anos, de 1968 a 1974. Com o Padre Emanuel foi batida a primeira laje da Igreja, em 29 de junho de 1968 e sua inauguração, no dia 25 de dezembro de 1970. Ainda na sua administração o Padre Emanuel lançou a pedra fundamental da Casa Paroquial.

Pe. João Rocha Martins

Quarto Vigário de Ipiaú

Padre João Rocha Martins, comandou a Paróquia de Ipiaú durante três anos, de 1965 a 1968.

Pe. Flamarion José de Oliveira

Terceiro Vigário de Ipiaú

Padre Flamarion José de Oliveira, permaneceu em Ipiaú durante onze anos, de 1954 a 1965.

Com as águas da grande enchente de 1964, a Igreja de São Roque desabou, ficando a comunidade católica participando das cerimônias religiosas em um armazém.

No dia 21 de maio de 1964, o Padre Flamarion e uma comissão especial lançaram a pedra fundamental da nova Igreja Matriz. O citado Padre era muito comunicativo, participava, em nome da Igreja, de todos os eventos da comunidade, elevando sempre sua religião.

Pe. José Gonçalves

Segundo Vigário de Ipiaú

Padre José Gonçalves, dirigiu a Paróquia de Ipiaú por um período de apenas um ano, de 1953 a 1954.

Pe. Simão Phileto

Primeiro vigário de Ipiaú

Padre Simão Phileto, nasceu na Paraíba, em 22 de março de 1878, ordenando-se sacerdote no dia 17 de fevereiro de 1931. Em Ipiaú viveu vinte e dois anos, construiu a primeira Igreja dedicada a São Roque, que foi inaugurada em 24 de novembro de 1937, localizada no local onde hoje está a Loja Marimar. Fundou também o Apostolado da Oração. O Padre Phileto faleceu no dia 21 de outubro de 1952, deixando uma verdadeira história de fé, de heroísmo e de tradições que jamais se apagará da comunidade. Ele marcou o seu tempo, imprimindo em todo município o seu jeito de ser Padre, angariando amigos, fieis, admiradores e críticos de então. As mulheres só entravam na igreja de véu, costume que ele não abria mão. Nesta comunidade, Padre Phileto batizou,fez primeira comunhão e casou varias gerações, fazendo a história da sua vida. Morou a vida inteira junto da Igreja que construiu e sua vida toda foi a serviço da religião que abraçou.