COMO ESTAMOS ADMINISTRANDO NOSSO TEMPO?

27-08-2013 09:37

 

 

 

 

 

 

 

 

 

É muito comum hoje em dia ouvirmos as pessoas dizerem que estão sem tempo, ou que queriam um dia com mais de 24 horas, e este problema atinge todas as pessoas, principalmente as mulheres que muitas vezes tem uma jornada dupla, pois algumas trabalham fora, cuidam da casa e dos filhos e isso acaba gerando um grande stress. Por esse motivo muitas mulheres vivem com um grande sentimento de insatisfação e de culpa por não conseguirem administrar tudo.

Esta insatisfação e sentimento de culpa acontecem pelo fato de que toda mulher tem o instinto natural de cuidar da casa e dos filhos, isso é próprio do ser mulher. É claro que hoje isso tem sido cada vez mais atacado, como já vimos em matérias anteriores, o enorme esforço dos movimentos feministas em transformar aquilo que nos foi dado como qualidade em um prejuízo muito grande.

Precisamos entender que hoje em dia realizamos inúmeras tarefas que há algumas décadas atrás não era responsabilidade da mulher, e por isso temos a sensação de que antigamente o dia demorava mais para passar. Para vivermos essa atualidade tão agitada de forma que fiquemos em paz com nossa própria consciência e com nossas famílias precisamos priorizar algumas coisas, aquilo que de fato é mais importante para nós.

Para aquelas que por necessidade, precisam sair para trabalhar fora e deixar os filhos aos cuidados de outros, devem ter a consciência que em seu tempo livre precisam se dedicar aos filhos e ao marido, pois por melhor que seja a pessoa que cuida das crianças, elas precisam da presença do pai e da mãe. Há mulheres que ao chegarem em casa, diante do pedido de atenção dos filhos se negam, pois precisam cozinhar, lavar, passar e realizar tantos trabalhos.Os filhos acabam sempre ficando em segundo, terceiro e último plano, e pior, muitas vezes para compensar sua ausência deixam as crianças fazerem o que querem, enchem os filhos de presentes, porque afinal “coitadinhos” passaram o dia todo sem os pais e agora vamos ficar corrigindo-os? Ou contrariando-os?

Precisamos ficar muito atentos com isso, porque não é a melhor maneira de resolver este problema.

É preciso saber administrar o tempo livre, distribuir as tarefas de casa com todos, e aqui vale até para as crianças menores, claro dentro daquilo que eles consigam realizar, e é importante destacar que isso está sendo feito para que depois fiquem mais tempo juntos.

Nesta era digital é muito difícil alguém que não tenha acesso às redes sociais, e isso também ocupa muito tempo, às vezes podemos passar horas na frente do computador ou da  televisão e nem percebemos, e tudo isso deve ser levado em conta, porque muitas vezes reclamamos que não temos tempo, mas na verdade  estamos usando-o de modo errôneo e com a coisa errada, por isso priorize sempre o que é mais importante para você. E passe qualidade de tempo com seus filhos e com seu esposo.

Esta qualidade de tempo não é quantidade, mas o próprio nome já diz é qualidade, eu posso passar somente uma hora com minha família, mas se este tempo for dedicado exclusivamente a ela com certeza será muito frutuoso para o relacionamento familiar, pois são estes momentos ficarão marcados para sempre e são eles que irão proporcionar a harmonia conjugal e familiar.

Infelizmente podemos presenciar hoje muitas famílias sendo destruídas porque os valores foram invertidos, damos mais valor às coisas, do que às pessoas, ou ainda pela correria do dia a dia não temos tempo para perceber as necessidades daqueles que vivem conosco e quando percebemos já é tarde demais.

Muitos de nós hoje nos tornamos escravos do tempo e nos esquecemos de que foi Deus quem nos deu, então que possamos refletir em nossas vidas e ver o que estamos fazendo com nosso tempo livre, pois “Deus pedirá conta de todo tempo perdido.”  (Padre Pio).

Peçamos o auxilio do Espírito Santo para que nos ensine e nos ajude a administrar nossa vida conforme a vontade do Senhor.